quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

REUNIÃO NA ABTLP SOBRE O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS


A ABTLP, tem Sede no Palácio dos Transportes, situado à Rua da Gávea, 1390 - 2º. Andar, Vila Maria, São Paulo - SP, e congrega alguns dos Transportadores de Combustíveis que operam em todo território nacional.

Como sugestão da ABTLP, atendendo manifestação dos interessados, é realizar a reunião em local adequado para tratar dos vários tópicos referentes ao Transporte de Produtos Perigosos, em especial o Transporte de Combustíveis.

Além das manifestações via e-mail, que se iniciou de maneira tímida, mas, devido a enomirdade e gravidade dos problemas ali avençados, se propagou de imediato e rápido, onde telefonemas à Associação se fizeram constantes, a ABTLP tentará mais uma vez reunir esta Grade de Transportadores, para que numa primeira Reunião seja efetuado efetuarmos  sobre o Setor, mostrando o que está sendo realizado junto a Órgãos Municipais, Estaduais e Federais no que se refere ao Transporte de Produtos Perigosos e ainda discutir assuntos de relevância para o Setor ,tais como:

-  Nova Resolução da ANTT, RESOLUÇÃO ANTT Nº. 3.665, de 26/01/12, que entra em vigor no dia 08/05/2012, em especial  quanto ao Artigo 25 que trata das atividades dos Condutores de Equipamentos transportadores de Produtos Perigosos, que não poderão participar de operações de carga,descarga e transbordo de Produtos Perigosos;
- Licenças Ambientais exigidas por Estados e Municípios;
-  Horários de Restrição (especialmente no Município de São Paulo);
- Novas modalidades de transporte, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário;
- Problemas com a mão de obra (dificuldade em contratar profissional - pagamento do mesmo e ações judiciais cada vez mais absurdas contra o nosso setor);
-As exigências de Operadores, Embarcadores e Destinatários das Mercadorias que, a cada dia, repassam obrigações que originalmente seriam destes;
-Dúvidas recorrentes sobre o Transporte (Lei da Balança, Documentos necessários para acompanhar a Carga e o Transporte, Conhecimento Eletrônico ( em SP já é uma   realidade), manuseio de Produtos, etc...;
- Regras para a cobrança de Estadias conforme legislação vigente;
- Seguros e Impostos incidentes sobre o transporte;
-Responsabilidade do Transportador, do Proprietário, Diretor, Gerente, Encarregado, Motorista ao manusear e transportar Produtos Perigosos;
-E demais assuntos que muito afligem os Transportadores e outros que, por ventura, surjam no decorrer da Reunião.

A Reunião inicial será:
Data: 05 de Março de 2012 - 2ª Feira
Hora: 9:00 horas
LOCAL: Sede da ABTLP - Rua da Gavea, 1390 - Vila Maria
A confirmação da presença dos interessados deverá ser realizada até o dia 02.03.2012.
Publicado por: setcarce em   Eventos,  Notícias do Setor.    Tags  miniaturanota.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prorrogada a validade das Autorizações Especificas


A NTC&Logística informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, atendendo a pleito da ABTLP, a Resolução nº 399, que prorroga até o sucateamento a validade das Autorizações Específicas (AE) concedidas antes de 18 de julho de 2011 aos tanques fabricados entre 2000 e 2006 que incorporaram a tolerância de 5%.

Sendo assim, quem já tem sua AE não precisará renová-la. Esta publicação se fez necessária para complementar a Resolução nº 388/11, diante da sua omissão em relação à situação desses veículos.

A Resolução 388 alterou a validade da AE de anual para definitiva e não exige expressamente a renovação das já existentes. Além do mais, a própria Ata da 100ª Reunião do Contran de 14 de julho de 2011 já deixava clara a dispensa da renovação. Mesmo assim, alguns órgãos de trânsito não estavam aceitando esta interpretação.

“A partir da Resolução 388/11 deixou de existir também prazo para solicitar a AE. Portanto, quem ainda não o fez, pode providenciar o documento, pois a norma extinguiu o prazo para requerimento. Limitou-se a tornar obrigatório o porte da AE a partir de 1º de janeiro de 2012”, interpreta o diretor técnico executivo da NTC, Neuto Gonçalves dos Reis.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, LEIA ABAIXO A PUBLICAÇÃO NA ÍNTEGRA.

RESOLUÇÃO n º 399, do último dia 8 de fevereiro.
Acrescenta parágrafo único ao artigo 1º da Resolução nº 341, de 25 de fevereiro de 2010, do Conselho Nacional de Trânsito, para prorrogar, até o sucateamento dos respectivos veículos, o prazo de validade das Autorizações Especificas (AE) emitidas antes da Vigência da Resolução 388/2011.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 12, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o disposto no Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito - SNT;

Considerando o que consta do Processo Administrativo nº 80000.055295/2011-51; Considerando o que consta na Ata 100ª, da Reunião do CONTRAN de 14 de julho de 2011;

RESOLVE:
Art. 1º O artigo 1º da Resolução 341/2010 passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo:
“Art 1º (...)
I (...)
II (...)
III (...)
Parágrafo único - As autorizações (AE) previstas nesta Resolução e emitidas até 31 de dezembro de 2011 ficam prorrogadas até o sucateamento dos respectivos veículos”.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
13/2/2012

Crédito: http://amocaminhoes.com
Fonte: Fetcesp e NTC&Logística

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Visita de Dilma ao CE ocorre sob clima tenso


Dilma Rousseff sentou ao volante de um dos trens que devem compor o metrô de Fortaleza
A visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará nesta segunda-feira (27) começou sob um clima político ruim. Em Maracanaú, na região metropolitana da capital cearense, a presidente foi recebida com aplausos para anunciar investimentos na implantação da linha leste do metrô. Já a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT); e o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), foram recebidos com vaias e protestos. Maracanaú é governada pelo PR, de oposição à aliança PT-PSB.
Luizianne não tinha presença confirmada no evento e não conseguiu discursar diante das vaias do público. O governador Cid Gomes foi recebido por uma plateia que gritava: "ditador, ditador". 

Dilma cumpre agenda na Ceará nesta segunda-feira. Além do anúncio de investimentos para o metrô e Fortaleza, a presidente deverá visitar as obras do trecho 5 do eixo de integração Castanhão-Pécem (CE), na área de saneamento. 

Em Fortaleza, a presidente também deve visitar o projeto Vila do Mar, com ações de urbanização da orla da capital cearense. No início da noite, Dilma deve viajar para Recife.

Fonte: Diario do Nordeste

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Votação de faixas começa no dia 25


Formulários de votação serão distribuídos em todos os terminais da Capital a partir de sábado; consulta será feita também pela internet

Uma consulta pública dará a possibilidade da sociedade escolher em qual trecho será implantado, inicialmente, faixas prioritárias para transporte público em Fortaleza. Serão distribuídos, a partir do sábado, dia 25, formulários de votação em todos os terminais de ônibus da Capital. A iniciativa segue até o dia 4.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) promete, com as faixas prioritárias, que as viagens de ônibus fiquem mais rápidas. Serão destinadas faixas para o transporte público, aumentando, assim, a quantidade de viagens e diminuindo o tempo de espera dos passageiros. Trata-se da implantação, segundo o presidente da Etufor, Ademar Gondim, de novo sistema de tráfego - Serviço Rápido de Ônibus (BRS) - um corredor expresso em que serão estabelecidas trechos de circulação.

A Etufor estima que a tal medida poderá aumentar a velocidade operacional dos ônibus de Fortaleza, possibilitando maior fluidez no deslocamento, além de permitir a redução de combustíveis e de emissões de poluentes nos vários corredores viários.

Na votação, a população poderá escolher entre os vários trechos, o que será inicialmente implantado pela gestão: são cinco, como o Antônio Bezerra/Centro, Antônio Bezerra/Messejana, Lagoa/Centro, Messejana/Centro e Leste-Oeste/Centro. A consulta pública acontecerá também na internet, no site da Etufor, no endereço virtual oficial: http://www.fortaleza.ce.gov.br/etufor.

O presidente da Etufor, Ademar Gondim, espera por uma ampla participação da população e acredita que, com essa votação, sociedade poderá tirar suas dúvidas sobre as faixas prioritárias e conhecer mais o projeto.

"É uma forma também de trabalharmos a nova lei da mobilidade urbana, que valoriza muito a participação popular nas decisões dos gestores. Muitas pessoas ainda confundem muito a faixa prioritária com a faixa exclusiva. Vamos distribuir folder 24 horas por dias nos pontos reservados em todos os terminais de Fortaleza. A ideia é que a prefeita, Luizianne Lins, acate o desejo da maioria e a ação comece onde o povo mais precisa", ressalta Ademar Gondim.

Fonte: Diario do Nordeste

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Projeto do Iplanfor tramita há um ano


As críticas pela falta do órgão que planeje a cidade não sensibilizam os vereadores para criarem o Iplanfor
A mensagem da Prefeitura de Fortaleza que cria o Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza (Iplanfor) completa amanhã um ano que está tramitando na Câmara Municipal. Depois de muitas reclamações por parte dos vereadores da falta de um órgão que pense a cidade para os próximos anos e de vários debates com representantes de algumas entidades, a matéria continua guardada na Comissão de Legislação e Justiça da Casa.

Como o Projeto de Lei Complementar foi encaminhado para a Câmara em regime de urgência, a expectativa dos parlamentares era de que a proposta fosse votada até o fim de março de 2011, o que não aconteceu, devido a uma série de embates que o Legislativo enfrentou, conforme disse o líder da prefeita, Ronivaldo Maia (PT).

Ele é o relator da matéria na Comissão de Legislação, função que assumiu depois da desistência de outro petista, o vereador Guilherme Sampaio (PT). O projeto teve sua urgência aprovada e o processo deveria ser concluído em até 30 dias, conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal.

No entanto, devido a greve dos professores que só foi resolvida depois de aprovação de substitutivo à mensagem de aumento da Prefeitura, em junho de 2011, a proposta ficou para segundo plano. Outro problema que, de acordo com os vereadores, impediu a votação do projeto que cria o Iplanfor foi o impasse em torno do Plano Diretor Participativo, que durou todo o segundo semestre de 2011.

Parecer

Em janeiro, Ronivaldo Maia se encontrou com Eliana Gomes (PCdoB) e Gelson Ferraz (PRB), pois estes são os que mais cobram a aprovação da matéria, para que discorressem sobre aos providências que seriam tomadas, a fim de dar parecer para as 37 emendas que foram apresentadas à mensagem. O Instituto dos Arquitetos do Brasil no Ceará, por exemplo, sugeriu onze propostas que foram acatadas pelos vereadores a serem incluídas ao projeto original.

Ronivaldo Maia, em conversa com seus pares, prometeu apresentar parecer às sugestões já na primeira reunião da Comissão de Legislação, e nas primeiras sessões ordinárias do ano, a mensagem retornaria ao plenário para ser votada. No entanto, o colegiado ainda não se reuniu em 2012, devido à falta de membros durante as reuniões, o que inviabiliza os encontros.

Em 2010, o vereador Gelson Ferraz apresentou um Projeto de Indicação solicitando a recriação do Iplan (Instituto do Planejamento), extinto ainda na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães, o que originou a mensagem prefeitoral, enviada por Luizianne Lins no dia 24 de fevereiro de 2011, depois de seis anos de gestão.

Prioridade

Ainda naquele ano, quando foi realizada a primeira audiência pública para tratar do tema, o então secretário de Planejamento, José Meneleu, afirmou que a criação do órgão não era prioridade para a cidade. Já o secretário de Articulação Política da Prefeitura, Waldemir Catanho, durante a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, no dia 2 de fevereiro passado, afirmou que o Iplanfor poderá ser entregue até o final do ano.

Há alguns anos, o planejamento da cidade vem sendo feito por órgãos distintos, como a Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (Courb), dentre outros, dizem os governistas. A vereadora Eliana Gomes, constantemente, em 2011, e agora neste ano, já reclamou da necessidade da existência de um órgão que planeje a cidade, principalmente, em razão das obras necessárias para que a cidade possa atender às exigências da Copa do Mundo de 2014.

Cobranças

Ela disse lamentar pelos 365 dias que a mensagem se encontra parada na Casa, apesar de constantes cobranças ao líder da base aliada. Segundo afirma, o planejamento urbano da cidade está prejudicado há muito tempo, enquanto os gestores se preocupam apenas com a realização dos eventos que irão acontecer na Capital, como Copa das Confederações e Copa do Mundo.

"A cidade perde muito em não ter um Instituto de Planejamento, pois ele poderia planejar até o funcionamento das regionais que não dão mais respostas à população. Só se fala em Copa do Mundo e as pessoas ficam perguntando o que ficará de legado", reclamou Eliana Gomes. A presidente da Comissão de Legislação, Magaly Marques (PMDB), prometeu analisar a mensagem ainda nesta sexta-feira, isto se pelo menos quatro vereadores estiverem presentes.

O projeto da Prefeitura deve mobilizar diversos setores, como transporte, turismo, educação, e segurança pública. O órgão de planejamento terá algumas funções específicas, como elaborar e propor a revisão do Plano Diretor Participativo; manter atualizado o arquivo municipal de informações gráficas relativas a loteamentos, áreas e bens públicos; além de formular, propor e acompanhar o planejamento urbanístico, dentre outras.
Fonte: Diario do Nordeste

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A VITÓRIA DE UMA CATEGORIA



O SINDICAM-CE é um sindicato bravo e guerreiro, depois de muita luta e com o trabalho incansável desta diretoria e apoio da categoria  foi alcançado,um dos nossos grandes objetivos da nossa árdua batalha. A diretoria conseguiu um aumento real no salário de 15% aplicados sobre os pisos vigentes em novembro de 2010, acordo firmado em 1º de junho de 2011.
Agora mais um passo foi dado para proteger a categoria, no estado do Ceará, a sub-sede do SINDICAM-CE, que atuará na região do Cariri. É mais segurança  para vocês amigos trabalhadores que laboram nas empresas de transportes de cargas,que passa a vida na estrada e não tem a quem  recorrer. 
Com atendimento para proteger os caminhoneiros e demais trabalhadores, basta procurar o SINDICAM-CE na nossa sub sede que fica na Rua das Orquídeas nº 100, bairro Triangulo na cidade de Juazeiro do Norte. E OS DEMAIS TRABALHADORES DE OUTRAS REGIOES DO ESTADO TAMBÉM POSSAM SE SENTIR REPRESENTADOS NA SUB SEDE DO SINDICAM- CE DE JUAZEIRO.

ATENÇÃO COMPANHEIROS

O SINDICAM-CE FORTALEZA A PARTIR DE 01/03/2012 ESTARÁ EM SUA NOVA SEDE AGORA NA RUA SÓLON PINHEIRO Nº 430 NO CENTRO PROXIMO A  PRAÇA CORAÇÃO DE JESUS.

FILIE-SE AO SINDICAM-CE

PARA SE FILIAR A TER DIREITOS A BENEFICIOS COMO ASSISTÊNCIA MEDICA,JURIDICA E LAZER É SÓ COMPARECER NA SEDE DO SINDICATO PORTANDO A CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS) OU SEU CONTRACHEQUE. DE SEGUNDA A SEXTA DE 8hs às 17hs e aos sábados de 8hs as 13hs. A taxa do sindicato é 2% sobre o salário base.

Sindicatodoscaminhoneiros.ce@gmail.com

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa será aplicada neste ano


Após 11 sessões de julgamento, o Supremo Tribunal decidiu, por 7 votos a 4, que a lei é constitucional

Brasília.
 Depois de quase dois anos e 11 sessões de julgamento, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e será aplicada integralmente já nas eleições deste ano. Pela decisão do tribunal, a lei de iniciativa popular que contou com o apoio de 1,5 milhão de pessoas, atingirá, inclusive, atos e crimes praticados no passado, antes da sanção da norma pelo Congresso, em 2010. Por 7 votos a 4, o tribunal julgou constitucional barrar candidatos condenados por órgãos colegiados. A norma é válida a partir das eleições deste ano, mesmo que os réus ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores.

Também estarão impedidos de disputar as eleições aqueles que renunciaram aos seus mandatos para fugir de processos de cassação por quebra de decoro parlamentar, como fizeram, por exemplo, Joaquim Roriz, Jader Barbalho (PMDB-PA) e Waldemar Costa Neto (PR-SP).

A lei barrará também a candidatura de detentores de cargos na administração pública condenados por órgão colegiado por terem abusado do poder político ou econômico para beneficiar a si ou outras pessoas. Não poderão também se candidatar aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos e funções públicas rejeitadas por irregularidades que configurem ato doloso de improbidade.
Oito anos
Pelo texto aprovado pelo Congresso e mantido pelo STF, os que forem condenados por órgãos colegiados da Justiça, como um tribunal de Justiça, permanecem inelegíveis a partir dessa condenação até oito anos depois do cumprimento da pena. Esse prazo, conforme os ministros, pode superar em vários anos o que está previsto na lei. Um político condenado em segunda instância fica inelegível até o julgamento do último recurso possível. Geralmente, o processo só termina quando julgado o último recurso contra a condenação no STF. Depois da condenação em última instância, ele começa a cumprir a pena que lhe foi imposta, período em que permanece inelegível. E quando terminar de cumprir a pena, ele ainda estará proibido de se candidatar por mais oito anos.

"Uma pessoa que desfila pela passarela quase inteira do Código Penal, ou da Lei de Improbidade Administrativa, pode se apresentar como candidato?", indagou Carlos Ayres Britto, relator do processo. Para o ministro, a Constituição Federal tinha de ser dura no combate à improbidade. "A nossa tradição é péssima em matéria de respeito ao erário", disse.

Por terem de analisar todos os artigos, o julgamento teve diversos placares. Por 6 votos a 5, os ministros julgaram que a Lei da Ficha Limpa vale para fatos ocorridos antes da edição da sanção da lei, em 2010. Para cinco ministros, permitir que a lei atingisse fatos ocorridos antes dessa legislação existir, violaria o princípio da irretroatividade das leis.

Por 6 votos a 5, os ministros julgaram não ser exagerado o prazo previsto para que permaneça inelegível o político condenado por órgão colegiado - oito anos a contar do fim do cumprimento da pena. Cinco ministros defendiam que o prazo começasse a contar da condenação.

Em 2010, com a Corte desfalcada de um integrante, um empate em 5 votos a 5 impediu que o Supremo decidisse se a lei seria aplicada para as eleições daquele ano. Isso só foi decidido em 2011, com a posse do novo ministro - Luiz Fux. O tribunal decidiu que a lei só se aplicaria às eleições de 2012. Faltava julgar a constitucionalidade da lei, o que foi iniciado em 2011. Mas, novamente desfalcado, o julgamento foi adiado para este ano, após a posse de Rosa Weber.

FIQUE POR DENTROVotação histórica
O julgamento deu a palavra final do STF sobre a polêmica criada assim que a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor, em junho de 2010. O Supremo já havia debatido a norma, mas apenas em questões pontuais. Ontem a lei foi votada ponto a ponto. Com relação à constitucionalidade de o candidato condenado por órgãos colegiados ser inelegível o placar foi de 7 votos a 4

Sim

Carlos Ayres Brito

Rosa Weber

Celso de Mello

Luiz Fux

Joaquim Barbosa

Carmen Lúcia

Ricardo Lewandowski
Não
Marco Aurélio de Mello

Cezar Peluso

Dias Toffoli

Gilmar Mendes
Partidos querem barrar os ´fichas-sujas´
Belém e Belo Horizonte. Partidos políticos em ao menos três Estados (Ceará, Pará e Pernambuco) planejam fazer um pente fino na documentação de candidatos a prefeito e vereador para tentar barrar o registro de "fichas-sujas" na eleição municipal de outubro. Os diretórios nos Estados querem deixar de fora da disputa políticos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa.

Os presidentes do PSDB no Ceará, Marcos Cals, e do DEM em Pernambuco, deputado federal Mendonça Filho, disseram que não aceitarão "fichas-sujas". "Só será candidato quem não tiver condenação por colegiado", disse Cals, pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Segundo o tucano, o diretório fará uma pesquisa na internet sobre a situação dos pré-candidatos. Caso o político se enquadre na lei, será excluído da eleição.

Já o PSDB no Pará pretende cruzar os nomes dos candidatos com as listas de fichas-sujas divulgadas pelos tribunais de contas do Estado e dos Municípios, além de pedir certidões negativas de ações na Justiça.

Diretórios do PT consultados disseram que as candidaturas do partido já são analisadas com base na legislação e em relação a um código de ética interno.

O diretório do PT no Ceará informou que as candidaturas que eventualmente esbarrarem na Lei da Ficha Limpa não serão automaticamente vedadas, pois cada caso será analisado individualmente.


Fonte: Diario do Nordeste

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Duplicação de rodovias terá custo de R$242 milhões


Governo do Estado inaugura hoje a primeira etapa da duplicação da CE-040, trecho de 44,5km que liga Fortaleza a Beberibe. Até 2014, três rodovias estaduais vão ser duplicadas: além da CE-040, a CE-085 e a CE-187.

aproximadamente R$ 242 milhões. No litoral leste, o trecho de 44,5km da CE-040, estrada que liga Fortaleza até Beberibe (município a 83,3km da Capital), foi duplicado com investimento de R$110 milhões, recursos do próprio Governo estadual em parceria com o Ministério do Turismo. Somente neste trecho, foram feitas 612 desapropriações.
No mês que vem, será aberta licitação para a duplicação de mais 63 km da mesma rodovia no percurso entre Beberibe e Aracati. Serão investidos, nessa segunda fase, mais R$110 milhões, recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado, informou ontem o secretário de turismo do Estado, Bismarck Maia. A segunda etapa de ampliação da CE-040 está prevista para ser concluída em 2013.
Enquanto no litoral leste cerca de 107,5 km da estrada serão duplicados com o montante de R$220 milhões, está prevista para o litoral oeste a ampliação de 62 km da CE-085 que liga a Capital à praia do Paracuru (a 88,9km de Fortaleza). O montante total ainda não foi determinado, mas o custo da primeira fase da duplicação, que corresponderá à ampliação de 13km, será de R$22 milhões, detalhou Bismarck.
Os recursos provêm do Governo do Estado e da Corporação Andina de Fomento (CAF). A licitação referente a este trecho já foi concluída e está em processo de homologação, que deve acontecer até o fim de fevereiro. A segunda etapa da CE-085 vai duplicar mais 35 km e a terceira, 14 km. A licitação desses dois trechos será lançada em 15 de março. Todo o trecho deverá ser ampliado até 2013.

Serra da Ibiapaba
O secretário adiantou também que a 4ª duplicação de rodovia estadual ocorrerá no trecho de 60km da CE-187, entre os municípios de Tianguá (a 335,8km de Fortaleza) e São Benedito (a 332,4km de Fortaleza). A licitação está em fase de elaboração e deverá ser lançada em junho.
O valor de investimento ainda não foi definido, mas já se sabe que será com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “A Serra da Ibiapaba é uma área de intensa vocação turística, em função dos teleféricos e das cachoeiras. E ela é muito estreita, tem fluxo grande de carros”, justifica Bismarck. Esta é a última duplicação prevista de rodovias estaduais e deverá estar pronta em 2014.




Para o secretário, a duplicação das três rodovias é uma “emoção pessoal”, principalmente por ser uma promessa de Governo feita em 2007, lembra ele. Na ocasião, uma série de projetos de infra-estrutura foram planejados, como o Centro de Eventos do Ceará, o Acquário e os aeroportos de Aracati e de Jericoacoara.
“Para estas duplicações, nós fomos atrás de dinheiro, elaboramos projeto, passamos por licitações. A lei da licitação é antiquada e retrógrada no Brasil e isso impede a rapidez da execução. Mas quando olhamos para trás, percebemos o quanto foi difícil e vale a pena. Este é um dos sonhos turísticos para o Ceará. E nós realizamos o sonho”, afirmou Bismarck.

ENTENDA A NOTÍCIA


A duplicação das três rodovias estaduais tem prazo de finalização em 2014, ano da Copa do Mundo. Trata-se de uma promessa de Governo firmada em 2007. Uma quarta duplicação está prevista para a Serra da Ibiapaba, na CE187.


SERVIÇO
Inauguração da duplicação da CE-040
Onde: O primeiro momento ocorre no local de concentração, na entrada do Iguape, no entroncamento de Aquiraz. Sairá uma carreata em direção à Cascavel. Em seguida, o segundo momento, continua em Beberibe.Quando: Hoje, a partir das 18 horas


Números

110 mil
Reais É o custo da duplicação da CE-40, no trecho de 44,5km que liga as cidades de Fortaleza e Beberibe

Saiba mais

Os dois lotes da duplicação
A duplicação da CE-040 foi executada em dois lotes: o primeiro vai da entrada do Iguape, no entroncamento da CE-453, até Cascavel, totalizando 28km e o segundo, que segue de Cascavel até a CE-352, em Beberibe, que corresponde a 16,5km. A duplicação contou com a construção de uma ciclovia, além de melhorias na iluminação e no paisagismo da via.

Fonte: O Povo