quinta-feira, 28 de julho de 2011

Práticas antissindicais ameaçam democracia


Trabalhadores Fique Esperto

As práticas antissindicais, tema de audiência pública conjunta entre a Comissão de Trabalho e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, na terça-feira (07), são ameaça à democracia. Os sindicalistas destacaram que a Constituição de 1988 garante a liberdade de organização e atuação sindical, mas que ela não é cumprida. A luta de classes, entre capital e trabalho, se revelou nas discussões que reuniu centrais sindicais, entidades patronais e o Ministério Público do Trabalho.



A audiência foi presidida pelo dirigente da CTB e deputado Assis Melo, que solicitou o debate. O parlamentar reforçou que a prática de ações antissindicais afronta o direito da organização sindical e que, embora condenável, vem sendo reiteradamente praticada por diversas empresas. E citou como exemplos as discriminações a trabalhadores sindicalizados, pressões para desindicalização, demissão de participantes de ações sindicais e restrições a reuniões.
No desfecho da audiência, Assis se posicionou sobre o tema, ao destacar que é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e que conhece bem as práticas antissindicais para retirar a legitimidade e autonomia das entidades de classe.

“Esse debate está só no início. Não podemos conviver com essa intervenção nas relações entre capital e trabalho. Se os trabalhadores não têm direito à reivindicação, então mandem fechar os sindicatos. Em 2007, por exemplo, o nosso sindicato recebeu um interdito proibitório antecipado. Não pode o Estado que tirar o nosso direito, não só constitucional, mas o de poder também reivindicar”, reforçou o deputado.

Fonte: Portal CTB

DESABAFO DO SINDICAM-CE( CHEGA DE ABUSOS)

Nós o SINDICAM-CE estamos sendo vitima de praticas antissindicais por parte da   patronal, temos empresas que estão demitindo em massa colaboradores sindicalizado para enfraquecer a base, hoje dia 28 de julho de 2011 recebemos denuncia que homologação estava sendo realizado dentro do sindicato dos patrões o SETCARCE por pessoas que não representam a classe, com  objetivo de frauda os direitos dos trabalhadores,estivemos no local e presenciamos a pessoa do Sr. Raimundo Nonato Ferreira ( Cobrador da CTC ) usando carimbo e assinando documento de rescisão invalidando os mesmos.

De imediato comunicamos a delegacia de defraudações onde foi aberto o B.O de numero 304-2434/2011, por apropriação indevida e fraudulentas da razão sócia do SINDICAM-CE em anuência pelo SETCARCE que foi notificado no B.O.

Temos empresas que não estão descontando os valores das mensalidades prevista na convenção, prejudicando diretamente os trabalhadores(a) que necessita de atendimento médicos e jurídicos, visando assim atrapalhar o trabalho do sindicato, para conhecimento de todos segue as empresas que estão com praticas antissindicais.

CERAMA/ RAPIDÃO COMETA/POLO NORTE/RODOVIARIO RAMOS.
Agradecemos a confiança  dos trabalhadores no SINDICAM-CE, venha nós visitar, estamos na Rua 25 de Março 553- sala 102 - altos - Centro. Fone 3021 - 3162/ 3021 3326/ 3181 0209.



terça-feira, 26 de julho de 2011

INFORMATIVO AOS TRABALHADORES




O Dia do Caminhoneiro 


O dia do caminhoneiro no município de Fortaleza foi aprovado pelo projeto de lei 0487/2010, pela vereadora Eliane Novaes, unificando esta data com o calendário nacional aprovado no Congresso Nacional. Não esqueça este grande dia 16 de setembro, dia do caminhoneiro.


Filie-se


Para se filiar e ter direitos a benefícios como assistência médica, odontológica, assistência jurídica é só comparecer na sede do sindicato portando a Carteira de trabalho (CTPS) e seu contracheque. De segunda a sexta de 8h às 17hs e aos sábados de 8h as 13hs. A taxa do sindicato é de 2% sobre os vencimentos. Para todos os companheiros caso tenham alguma dúvida venha a na nossa sede, na Rua Vinte e Cinco de Março nº553 sala 102, bairro Centro, telefone (85)3181-0209- 3021-3162/3021-3326.






Veículo Urbano de Carga (VUC)


O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes.  A capacidade do VUC é de 3 toneladas.


Fonte: CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito)


Sindicam firma convênio com Sindipan


O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes de Mudanças, Bens e Cargas do Estado do Ceará - SINDICAM/CE e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria, Massas Alimentícias e Biscoito do Estado do Ceará - SINDIPAN-CE, firmaram convênio em fevereiro para que todos os companheiros filiados possam fazer consultas médicas com clínico geral, pediatra, dentista e ainda ter acesso ao clube da sede campestre do Sindipan.


Basta apresentar a carteira do sindicato ou a chegar lá informa que pertence ao sindicato dos caminhoneiros.


Segue o endereço Rua Graça Aranha, nº 359, bairro: Barra do Ceará, telefones: (85) 3282-6519/3228-7766, endereço da sede campestre Japuarão, S/N – Zonal Rural Caucaia- CE, telefone: (0xx)  85 3228-7766.





Atraso no pagamento das férias dá direito a remuneração em dobro





Entendimento é do Tribunal Superior do Trabalho, por lei, pagamento deve ser dois dias antes do início das férias.


Sair de férias sem receber o pagamento do benefício dá direito à remuneração em dobro. E não importa se a empresa atrasou um dia ou dois dias. Quem vai sair de férias e não recebeu o pagamento antecipado tem direito a um bônus. Por lei, um terço do salário mais a antecipação do mês seguinte têm que ser pagos dois dias antes do início das férias.


A justiça mudou a interpretação da lei e agora o benefício vai direto para o trabalhador, de acordo com entendimento dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST).


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E se chegar a hora das férias e o dinheiro não tiver saído? A Justiça decidiu que nesse caso o empregado tem o direito de receber o dobro. Por lei, um terço do salário mais a antecipação do mês seguinte têm que ser pagos dois dias antes do início das férias.


Nos últimos dez anos, o Tribunal Superior do Trabalho julgou dezenas de ações de empregados reclamando que não tinham recebido o dinheiro das férias a tempo. Agora, os ministros chegaram a um consenso. Se houver atraso no pagamento, mesmo que por um dia, não importa: a punição é a mesma. “As férias têm que ser remuneradas, antecipadamente. Descumpriu a regra, a consequência é pagamento em dobro”, conta o ministro do TST Aloysio da Veiga.


Muitas empresas que atrasavam o pagamento das férias eram punidas com uma multa administrativa com essa nova interpretação do Tribunal Superior do Trabalho fica claro que só a multa não é suficiente.


 Fonte: G1 com adaptação

DATA BASE 2011/2012


Convenção Trabalhista - Data Base


No último dia 25 de julho o Sindicam deu início as negociações da convenção coletiva de trabalho 2011-2012, o sindicato patronal acordou durante a audiência na Superintendência Regional do Trabalho – SRT, em levar a proposta do sindicato dos caminhoneiros e em assembleia junto com os empresários fazer uma contra proposta.


A próxima audiência será no dia 09 de agosto às 14h30min, companheiros essas são as nossas propostas e divulguem:


-reajuste salários de 35% para todos os pisos;


-aumento no valor do vale refeição para R$ 12,00


-aumento par diária valor de R$ 55,00


-plano de saúde integral para os trabalhadores e seus familiares;


-adicional de função de 30%


-participação nos lucros 6%


- aumento de itens da cesta-básica de 10 para15 itens, bem como a quantidade em kilos de 5kg para 7kg;


-auxílio funerário;


-aumento de tempo de estabilidade de 24 meses para 36 meses;


-multas de trânsito, obrigar as empresas a informar assim que a multa chegar;
-PTS aumento da porcentagem para 3%, cada ano subsequente 1,5%.


Fonte: Keila Marques

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rodovias matam dois por dia


Estradas esburacadas com sinalização precária, sem conservação e falhas humanas fazem vítimas diariamente
O Ceará enfrenta uma guerra no asfalto. Dados das Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e do Estado (PRE) revelam que os acidentes com feridos graves e óbitos só fazem aumentar em nossas estradas. De janeiro a julho deste ano, somadas as BRs e CEs, 320 pessoas perderam a vida e outras 1.930 ficaram feridas. São quase duas mortes por dia nas estradas cearenses.

Um número estarrecedor, afirmam os comandos da PRF e PRE. Se os fatores objetivos, como buracos, falta de manutenção, sinalização falha e má condição dos veículos contribuem para as estatísticas, o erro humano é o principal responsável por essa tragédia diária.

De janeiro a junho do ano passado, segundo dados da PRE, ocorreram 1.416 acidentes, que deixaram 856 feridos e 149 mortos. Este ano, no mesmo período, já são 1.583 desastres, com 1.010 feridos e 171 vítimas fatais. Um aumento de 14% em relação aos óbitos.

Somente nos 20 primeiros quilômetros das BRs 116 e 222 foram registrados 859 acidentes, com 184 feridos graves e 38 mortes. No total, as estradas federais que cortam o Ceará registraram 2.050 acidentes com 119 mortes até o último dia 19.
Vítimas
Um quadro de violência que interrompe o futuro de jovens como José Josimar Vieira Lira, 25 anos. No feriado da Semana Santa, ele conduzia uma moto quando colidiu transversalmente com uma carreta, na BR-020. O rapaz morreu na hora.

Naquele mesmo dia, no quilômetro 6,8 da BR-116, ainda em Fortaleza, um carro que vinha em velocidade acima do permitido colidiu com uma bicicleta, matando o ciclista José Edvaldo de apenas 22 anos.

O comandante da PRE, coronel PM Túlio Studart, aponta que na maioria dos acidentes aconteceram situações que envolveram, sobretudo, imperícia, negligência e imprudência do condutor do veículo.

O inspetor da PRF, Darlan Antares, concorda com a análise e lamenta que comportamentos básicos, como uso do capacete ou do cinto de segurança, ainda liderem as infrações de trânsito. Das 35.851 multas aplicadas nas rodovias federais em 2010, 13.212 foram por falta de cinto de segurança. "Isso é depois de 14 anos da lei federal que obriga a utilização desse acessório de segurança", frisa.

O engenheiro de transporte José Fábio Loureiro comenta pesquisa do Centro de Estudos em Logística do Instituto Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre as rodovias brasileiras. "O resultado científico comprova as estatísticas: 66% dos acidentes ocorrem por falha humana, principalmente imprudência (43%)".

A má condição das estradas é apontada em 47% dos casos. Para ele, a falta de atenção do motorista, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e sono são causas dos desastres.

Engenheiro e especialista em gestão de pavimento da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Benevides afirma que os motoristas que dirigem por trechos da BR-222 e BR-020 - que ligam o Ceará ao Piauí - "correm risco de morte". Segundo ele, nessas rodovias, os caminhões costumam desviar de um buraco passando por cima de um veículo de passeio. "É a lei do mais forte ou maior"
BR-116Histórias de quem se salvou por pouco
Andreza Lima, 16 anos, ainda se recupera física e psicologicamente de um acidente no Km 9 da BR-116. Ao andar de bicicleta pelo acostamento, um veículo, com velocidade acima dos 80 quilômetros indicados, passou "raspando" pelo garota, que perdeu o equilíbrio e, por sorte, ficou apenas com ferimentos no braço esquerdo.

As marcas do acidente ainda são fortes na memória de Andreza. "Tenho medo até de ficar perto da estrada. Agora é me recuperar e agradecer a Deus por estar viva", assevera.

Outra família que não consegue se conformar com a violência das estradas cearenses é a do comerciante Cláudio Gomes. Seu filho de apenas 17 anos perdeu a perna devido a um acidente no KM-20 da mesma rodovia. "Ele tentou atravessar a via e não deu tempo. O motorista viu meu garoto, mas não diminuiu a velocidade".

A família de Cleide Silva de Moraes não teve a mesma sorte. Sua tia Maria, 84 anos, morreu no Km-20 da 116, na comunidade do Jabuti. "Ao descer do ônibus e atravessar a via, que tem faixa de pedestre, um carro desgovernado jogou minha tia a uns 100 metros daqui. O corpo dela ficou me pedaços. Não quis nem ver", emociona-se.
LÊDA GONÇALVESREPÓRTER

quarta-feira, 20 de julho de 2011

VEICULOS PESADOS LEVAM RISCOS AS BR´S



Ocorrências com caminhões e ônibus correspondem a cerca de 36% dos acidentes nas BRs que cortam o Estado
Acidentes envolvendo caminhões e ônibus são potencialmente mais perigosos e vêm ocorrendo com frequência nas estradas cearenses. Ambos são veículos pesados, de grandes dimensões, e provocam um impacto maior quando ocorre uma colisão ou tombamento. No caso dos ônibus, o risco de mortes é ainda maior, por conta do número de passageiros transportados a cada viagem.

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que os acidentes envolvendo ônibus e caminhões correspondem a 36,26% das ocorrências em rodovias federais em 2010. Foram 1.371 acidentes, com 239 feridos e 36 mortos.

Já de janeiro a junho de 2011, este número chegou a 702 dos 1.940 acidentes ocorridos no período, o que corresponde a 36,18%. No total, 122 pessoas ficaram feridas e outras 13 morreram.

Até o fechamento da edição, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não forneceu o número de acidentes nas rodovias estaduais neste ano.
Manutenção
Além da perícia dos motoristas e das condições das estradas, a falta de manutenção dos ônibus pode concorrer para a ocorrência de acidentes. Foi o que aconteceu no último domingo, quando um ônibus tombou na BR-222 matando sete pessoas em Tianguá.

Testemunhas, que vinham do Piauí para um passeio em Fortaleza, dizem que o motorista gritou que o veículo estava sem freios. Na estrada, a aparência externa do ônibus indicava mau estado de conservação.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelo transporte de passageiros interestadual, disse que o veículo em questão era cadastrado junto ao órgão como veículo autorizatório (que realiza serviço eventual de transporte). Além disso, tinha autorização para realizar a viagem entre Teresina e Fortaleza.

Mas para ter permissão para trafegar, o veículo deve portar um Laudo de Inspeção Técnica (LIT), que tem validade de um ano. Ou seja, não há controle se são feitas manutenções antes ou depois de cada viagem. Outro problema é que a legislação da ANTT, herdada do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Dner), não prevê limite para a vida útil do veículo e sua respectiva troca.

O coordenador substituto da Unidade Regional do Ceará da ANTT, Washington Marinho, acrescentou que as fiscalizações buscam coibir tanto a circulação de veículos sem manutenção em dia quanto os veículos que realizam transporte clandestino. Em ambos os casos, há a retenção do veículo.
Intermunicipal
Todos os dias, cerca de 300 veículos fazem o transporte de passageiros no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé. Para garantir a segurança do transporte de linha regular e complementar (por meio de vans) intermunicipal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) garante realizar vistorias nos veículos a cada chegada ou partida do terminal.

Segundo a gerente do Núcleo de Fiscalização de Transporte do Detran, Auxiliadora Abraão, além de checar se a documentação do motorista e do veículo estão em dia, os agentes verificam as condições de limpeza e conforto do veículo, além da parte mecânica, elétrica e condição dos pneus.

Caso seja constatada irregularidade, o veículo fica retido na garagem. O setor responsável não informou, ontem, quantos veículos foram flagrados em más condições.
KAROLINE VIANAREPÓRTER
ACIMA DO PESO
4.887 carros notificados no primeiro semestre
Outro temor que ronda as estradas são os acidentes envolvendo caminhões. De acordo com a Resolução número 07/2008, veículos com peso total acima de 45 toneladas ou articulados (com duas carrocerias) só podem trafegar nas rodovias federais. Mas diante das más condições destas, muitos caminhoneiros buscam as rodovias estaduais, infringindo a lei.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, só no primeiro semestre de 2011 foram flagrados 4.887 caminhões acima do peso nas CEs, enquanto durante todo ano passado foram lavrados 3.501 autos de infração por conta da prática.

"Além de diminuir a vida útil da malha viária das rodovias estaduais, que não suporta este peso, a presença desses grandes veículos aumenta o risco de acidentes. Isso porque as rodovias estaduais têm, em média, três metros de largura em cada faixa, e esses veículos tipo ´rodotrem´ possuem dimensões bem maiores. Isso aumenta o risco de colisão ou tombamento", alerta o comandante da PRE, coronel Túlio Studart.

A fim de coibir a prática, além da fiscalização nos postos, a PRE garante que vem reforçando a presença de agentes nos pontos de ligação entre as rodovias federais e estaduais. Diante do flagrante, o caminhoneiro recebe um auto de infração e é obrigado a voltar para a BR.

Exaustão

Além das condições das estradas, outro fator que concorre para os acidentes são as condições de trabalho dos caminhoneiros. Segundo o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará (Sindicam-CE), José Tavares Filho, a jornada de trabalho dos caminhoneiros é, em média, de 14 horas por dia, quase sempre ininterruptas. Tudo por conta da concorrência entre as empresas e a pressão para a entrega das encomendas no menor prazo possível.

"O ideal seria que os caminhoneiros tivessem jornadas de oito horas de trabalho e 11 de descanso, sendo que essas oito horas tenham intervalos de dez minutos a cada duas horas ou 100 quilômetros rodados", defende Tavares Filho.

Outro problema apontado por ele é o uso que muitos caminhoneiros fazem de inibidores de sono e de apetite, para se manter alertas e não ter que parar para se alimentar. "Chega a um ponto em que a pessoa não aguenta e pode ocorrer um acidente", explica.

O motorista Elildo Dutra largou o transporte de cargas e há seis meses trabalha numa empresa de ônibus. Ele diz que a empresa faz revisão no veículo a cada viagem e manutenção a cada 45 mil quilômetros rodados. "A vistoria é importante para as nossas vidas", afirma.


Fonte: Diario do Nordeste

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ACIDENTES COM ÔNIBUS NAS BRS DO CEARÁ


No fim de semana ocorreram três acidentes com ônibus, provocando 14 óbitos em Barbalha, Tianguá e na Capital
Seis horas após um desastre com um ônibus que matou seis pessoas na cidade de Barbalha, na Região do Cariri, outro acidente envolvendo coletivo deixou o saldo trágico de sete pessoas mortas no Município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba (a 335Km de Fortaleza).

O segundo acidente aconteceu por volta de uma hora de ontem no quilômetro 300 da BR-222, quando o ônibus de placa AEA-4208 acabou capotando. O veículo seguia de Teresina (PI) com destino a esta Capital. A Polícia levantou a hipótese de um defeito mecânico ter causado o sinistro. O motorista do coletivo, identificado como Wilson Lídio da Costa, 53, afirmou que ocorreu uma pane no sistema de freio.

O ônibus pertence à Cooperativa Transportadora do Piauí (Cootranspi). No veículo, que apresentava péssimo estado de conservação, estavam 45 pessoas. Elas iriam passar o domingo em uma praia em Fortaleza.

Conforme testemunhas, o motorista percebeu que o veículo estava sem freios e gritou para que os passageiros se segurassem. Mas, não conseguiu evitar que o coletivo capotasse em frente ao Hotel Cascata.
Mortes
Entre as sete pessoas que morreram no desastre estão duas mulheres (uma delas, grávida) e uma criança. Até a noite passada, a s autoridades não tinham ainda divulgado o nome dos sete mortos. "As famílias das vítimas estão sendo esperadas para poder confirmar os nomes", informou a policial rodoviária federal Marta, que estava de plantão, na noite passada, na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

No entanto, a Polícia Rodoviária Federal identificou alguns dos passageiros que sobreviveram ao desastre. São elas, Zenilde Campelo Silva Torres, Luana Letícia Campelo Torres, Camila Torres dos Santos, Kennedy Ferreira dos Santos, Severina Torres dos Santos, Paulo Sergio Abreu, Maria Julia dos Santos Dias, Raimunda da Conceição Filho, Paulo Ferreira Gomes, Maria das Graças Silva Santos, Erisnete dos Santos Silva, Milton Lídio da Silva, Daniel Carvalho de Sousa e Hamilton Alexandre dos Santos.

Entre os feridos graves está a passageira identificada como Taís de Cássia da Silva, 16, que sofreu politraumatismo.

Na noite de sábado, um acidente com um ônibus na cidade de Barbalha (a 503Km de Fortaleza) matou seis pessoas. O desastre aconteceu na principal avenida daquela cidade, quando um caminhão que transportava uma carga de tinta automotiva se desgovernou na Ladeira do Caldas e foi de encontro à traseira de um ônibus.
Desastres
No coletivo estavam 30 pessoas que iriam a uma missa. Com o impacto, o ônibus foi ´empurrado´ em direção à calçada e destruiu a fachada de uma residência e de uma padaria. Seis pessoas morreram, entre elas, os dois ocupantes do caminhão e duas pessoas que estavam na residência atingida, além de dois passageiros do coletivo.

Também no sábado, um acidente com um ônibus que procedia de Natal (RN), no quilômetro 14 da BR-116, em Messejana, nesta Capital, resultou na morte de um dos motoristas do coletivo da Viação Nordeste.

A investigação de um assassinato que aconteceu em setembro de 2010 resultou na prisão de dois homens acusados de participação no crime. A dupla foi capturada no Município de Caucaia, mesma cidade onde ocorreu o delito.

O mesmo trabalho da Polícia levou ao esclarecimento de outros dois homicídios, todos relacionados entre si. "Com a prisão dos dois principais envolvidos, teremos como obter mais detalhes dos outros crimes e entender como e por que aconteceram", explicou o delegado Márcio Rodrigo Gutierrez, titular da 2ª Delegacia de Homicídios do Ceará.

O primeiro homicídio investigado teve como vítima Raimundo Leandro Rodrigues Ferreira, executado, a tiro, no interior da ´Pousada Veneza´, na Praia da Tabuba, em Caucaia, no dia 22 de setembro do ano passado. Leandro tinha promovido uma festa para amigos na pousada e, por volta das 21 horas, dois homens invadiram o local e efetuaram mais de 20 disparos de pistola calibre 380. Vários tiros acertaram o rapaz, que morreu no local do atentado.

Durante a investigação, foram identificados como autores do assassinato, Cícero Laurentino Araújo, o ´Ciço Pirambu´; e Cristiano de Oliveira Carneiro, o ´Nego Coquinho´. De acordo com o que foi descoberto pela Delegacia de Homicídios, os mesmos haviam sido autores, em janeiro do ano passado, da morte do irmão de Raimundo Leandro, Abimael.

"Na ocasião, Leandro presenciou o crime. A partir daí, passou a se sentir ameaçado. Em abril do mesmo ano, tentaram matá-lo. Ele foi atingido por tiros nas costas, mas e sobreviveu. No mesmo dia executaram Israel, amigo de Leandro", contou o delegado.
Temporárias
Expedidos pela Justiça os mandados de prisão temporária de Cícero e Cristiano, a equipe da DHPP, sob o comando do delegado Márcio Gutierrez desencadeou uma operação para capturar os acusados. Cícero foi o primeiro a ser preso. Na manhã seguinte, os policiais capturaram Cristiano.


Fonte: Diario do Nordeste

quarta-feira, 13 de julho de 2011

COLISÃO E EXPLOSÃO COM MORTES NA BR 116


Um acidente envolvendo três caminhões - sendo dois tanques e um reboque - e um ônibus da empresa Viação Guanabara, resultou na morte de cinco pessoas, ontem pela manhã, no quilômetro 89 da BR-116, localidade de Pitombeiras, no Município de Chorozinho (região metropolitana de Fortaleza).

A colisão aconteceu por volta das 10h15. De acordo com a única testemunha do acidente, o motorista de ônibus José Silva, 55, dois dos caminhões trafegavam em sentidos contrários quando um deles forçou uma ultrapassagem e acabou batendo de frente com o outro. Um terceiro caminhão, que vinha logo atrás, também colidiu com os dois. Como dois dos veículos eram caminhões-tanque, de imediato houve uma explosão e o fogo começou.
Ônibus
José Silva guiava o ônibus da empresa Guanabara, que seguia de Fortaleza para Recife. Para não se envolver no mesmo acidente, o motorista foi rápido ´puxou´ o veículo para o acostamento. O ônibus desceu um pequeno barranco indo parar cerca de 50 metros depois, mata adentro. "Foi um susto muito grande, felizmente meu reflexo foi rápido e evitou uma tragédia", disse. No ônibus guiado por José Silva havia 31 passageiros. Ninguém ficou ferido.

Pouco tempo depois, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local. O policial Bandeira contou que a cena era difícil de entender. "Era um emaranhado de caminhões totalmente destruídos, no meio do fogo", contou.
NATHÁLIA LOBOSUBEDITORA DE POLÍCIA
SOCORRO
Equipes dos bombeiros e helicóptero mobilizados
O Corpo de Bombeiros foi acionado e uma viatura auto bomba tanque do quartel dos Bombeiros do Município de Horizonte foi encaminhada ao local. Logo chegou outra viatura de Maracanaú, seguida por uma terceira, de Fortaleza.

"Estamos resfriando a área, evitando que as chamas se alastrem, inclusive para a vegetação. Felizmente, o tempo está ajudando", disse o subtenente Paulo Catão, referindo-se à chuva que era intensa. Naquele momento, dez homens do CB trabalhavam incansavelmente no combate às chamas.

Uma quarta viatura do Corpo de Bombeiros que seguia para o local do sinistro - no sentido Interior - Fortaleza - também acabou se acidentando. O veículo saiu da pista a cerca de 11 quilômetros do local do acidente, mas ninguém ficou ferido.

De longe, policiais rodoviários e bombeiros identificaram, pelo menos, três vítimas.
PERÍCIA NA DIREÇÃO
Motorista salvou os 31 passageiros
"Estou bem fisicamente, estão me chamando de herói porque consegui salvar todos os passageiros. Mas não estou bem psicologicamente. Escutei um dos motoristas que morreu no acidente gritando por socorro e eu não pude fazer nada para ajudá-lo. Ele já estava em chamas, no meio das labaredas".

O relato emocionado do motorista José Silva, 55, dos quais 31 ele dedica à profissão de motorista do caminhão, expressa o tamanho da tragédia que viveu de perto.
Explosões
José Silva guiava um coletivo da empresa Guanabara que tinha saído de Fortaleza para Recife. Na altura do quilômetro 89 da BR-116, o motorista testemunhou a colisão dos caminhões, seguida de uma forte explosão. "Apesar de eu ter desviado bem rápido, ainda pegou um pouco de fogo no ônibus. Queimou a lateral do veículo, lá atrás. Segurei firme a direção até onde pude, até o ônibus parar", lembrava, emocionado.

Quando parou, José Silva foi em busca dos passageiros e ficou aliviado ao ver que todos estavam bem. "Foi então que saí do veículo e fui em direção acidente, lá na pista. O fogo estava alto e uma das vítimas gritava, desesperada. Eu não podia chegar perto, toda hora aconteciam explosões", lamentou.

No local do acidente, o motorista tentava, sem sucesso, telefonar para a esposa Marineide.

Na área, não havia sinal para qualquer operadora de telefone celular. Angustiado, ele solicitou à equipe do Diário do Nordeste que, quando pegasse a estrada de volta para Fortaleza, telefonasse para sua mulher e dissesse que tudo estava bem. "Ela já deve estar vendo a notícia na TV, fica muito preocupada", explicou o guiador.

No caminho de volta, a Reportagem para Marineide. Ela atendeu à ligação com a voz tensa. "Eu estava tendo uma sensação muito ruim, pensando no meu marido. Somos muito ligados", disse, aos prantos. Ao ser informada de que tudo estava bem e que na verdade José Silva ajudara a salvar a vida de outras 31 pessoas, Marineide agradeceu. "Graças a Deus! Ele foi iluminado! Agora vou acalmar a família toda", disse, antes de desligar.
Viagem
Depois do susto, os passageiros seguiram viagem para Recife em outro ônibus deslocado pela empresa. Nenhum deles sofreu ferimentos no acidente.
IDENTIFICAÇÃO
CML fará exames de DNA nos cadáveres

O trabalho de peritos no local foi demorado devido às intensas chamas que dominavam os veículos de carga

Somente no fim da tarde de ontem, a Polícia Rodoviária Federal comprovou o resultado final do acidente. Em nota distribuída à Imprensa, o órgão confirmou que cinco pessoas morreram no acidente. No entanto, nenhum nome foi revelado, já que os corpos ficaram completamente carbonizados e foram recolhidos para a sede da Coordenadoria de Medicina Legal (CML), em Fortaleza. Exames de DNA poderão confirmar as identidades das vítimas.

"O caminhão-reboque estava transportando uma Van na prancha. Não sabemos se havia mais alguém nos veículos e o fogo não nos deixa chegar perto", disse o policial rodoviário Bandeira quando ainda estava no local do desastre. Cerca de uma hora depois, uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) também chegou ao local. "Viemos prestar Socorro a possíveis feridos, mas, infelizmente, não há o que fazer", disse o delegado da Polícia Civil Francisco Alves de Paula, copiloto do helicóptero que estava sob o comando do major Jonas.
Perigo
Enquanto a Reportagem do Diário do Nordeste permanecia no local do desastre, as explosões aconteciam a todo o instante, seguidas de altas labaredas, o que representava um risco até para os profissionais que estavam trabalhando ali.

Por esta razão, todo o trânsito da BR-116, naquele trecho, foi interrompido. Uma imensa fila de veículos se formava nos dois sentidos da rodovia.

De emergência, a PRF traçou planos de desvios para os motoristas que trafegavam pela rodovia, situação que perdurou durante toda a tarde. Só à noite, a situação se normalizou.


Fonte: Diario do Nordeste

terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeitura quer ampliar restrição a caminhões

caminhoes

A Prefeitura de Fortaleza planeja restringir o trânsito de caminhões em toda a Capital. Os veículos de grande porte ficariam proibidos de trafegar de 6h30min às 8h30min e de 17h às 19h, horários em que o trânsito tradicionalmente é mais complicado. O projeto foi discutido, na manhã de ontem, entre gestores dos órgãos de trânsito municipal, estadual e federal, na sede da Polícia Rodoviária Federal.
Ainda sem prazo para entrar em vigor, a proibição deve valer para todas as vias, incluindo as rodovias federais e estaduais em trecho urbano, entrada de carga para a Capital. A medida pretende melhorar a fluidez de veículos na Capital nos horários de pico.


O comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), tenente-coronel Túlio Studart, diz que o projeto não é para prejudicar os caminhoneiros. “É sim para facilitar a coletividade. Alguns veículos são pesados demais, vão lentos e causam engarrafamento”, cita. O projeto de restrição, destaca o comandante, é “embrionário”. O tamanho do caminhão que será restrito, inclusive, ainda não foi definido.


Segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, que participou da reunião, a medida faz parte da política de incentivo ao transporte público do Município.


“Nesse horário, a prioridade seria o transporte de passageiros, quer através do transporte coletivo, quer através do transporte individual. Nosso objetivo é melhorar o transporte de passageiros na cidade, já que a carga pode sofrer mudanças de horário”, diz.


O segundo passo após a restrição seria o estabelecimento de faixas prioritárias para ônibus em grandes avenidas, cita Gondim. “Estamos no primeiro passo para a restrição de carga. Isso terá que ser negociado com as diversas atividades econômicas que tem relação com isso e juntos vamos construir alternativas”, destaca.


Fiscalização
Desde fevereiro de 2010, caminhões com peso total acima de 2,5 toneladas não podem circular nos bairros Aldeota e Meireles e em mais 16 corredores de Fortaleza. A ação atual é uma ampliação da resolução já existente, que “cumpriu completamente” as expectativas, segundo Fernando Bezerra, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).
“Conseguimos praticamente zerar a grande problemática que tinha na Aldeota. É um sucesso a ponto que queremos ampliar esse tipo de atitude para outras áreas”, avalia.


Bezerra destaca que o projeto será construído em parceria com a sociedade. “Só será executado o trabalho, que estamos começando, depois que contatarmos todos os empresários envolvidos”, reforça o presidente da AMC.
ENTENDA A NOTÍCIA
A restrição atinge muitos setores da economia. Por isso, ela ainda será discutida. Na próxima terça-feira, os órgãos de trânsito se reúnem com empresas de transportes e o MPE para discutir as possibilidades da medida.


Extensão da proibição gera controvérsia
Para caminhoneiros ouvidos pelo O POVO, a viabilidade da medida depende das empresas de transporte. “É ruim porque os caminhões não têm lugar pra andar. Isso prejudica”, comenta Nacélio Lemos, 43. “Depende se as empresas aceitariam. Porque concessionárias recebem as entregas de manhã”, lembra o goiano Emerson Nunes, de 30 anos. “As empresas vão ter que mudar o horário de recebimento”, diz o catarinense Cladir Mariani, 48.
“Não vai melhorar em nada. Não é o caminhão que atrapalha. Falta infra-estrutura”, declara o paulista Márcio Francelino, 38.“Esse é o exato horário que a gente transporta para a cidade”, cita Rubens de Lima, 50, do Espírito Santo. Ele lembra que a restrição já acontece em São Paulo. “Lá as empresas compraram carros menores para as entregas”, diz ele.


O projeto gerou questionamentos no Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do Estado do Ceará (Setcarce). Informado da proposta pelo O POVO, o presidente da instituição, Clóvis Nogueira Bezerra, diz que a ideia precisa ser “muito bem pensada” e debatida para que não haja “um colapso no abastecimento” da Capital.


“Os horários são complicados porque as empresas têm cronograma para recepcionar mercadoria. Deveriam chamar esse setor também para discutirmos juntos e a gente chegar a um bom lugar”, sugere. As empresas, reforça Clóvis, estão “abertas para procurar a melhor maneira para que não sejamos entrave do trânsito de Fortaleza”. (ML)
Fonte: Jornal O Povo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MINISTRO DOS TRANSPORTES PEDE DEMISSÃO


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Alfredo Nascimento (PR-AM) anunciou que vai reassumir sua cadeira no Senado; ele autorizou a quebra de seus sigilos bancário e fiscal e se colocou à disposição do Ministério Público
AGÊNCIA BRASIL
A BR-222, no Ceará, tem quase um terço que requer cuidado dos motoristas; ao todo, são 103 Km em estado ruim.
É o segundo integrante do governo a deixar o cargo em seis meses; o filho de Nascimento teria enriquecido ilicitamente

Brasília. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), não resistiu às acusações de superfaturamento de obras e recebimento de propina envolvendo servidores e órgãos ligados à pasta e pediu demissão do cargo ontem. Em seis meses de governo da presidente Dilma Rousseff, ele é o segundo a deixar o cargo - o primeiro foi o ex-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci (PT-SP).

A crise se intensificou com a acusação de que o filho de Nascimento, o arquiteto Gustavo Morais Pereira, teria aumentado seu patrimônio de forma ilícita. A empresa de Pereira teria tido crescimento de 86.500% em dois anos, de acordo com o jornal "O Globo".

As suspeitas de corrupção no Ministério dos Transportes começaram após reportagem da revista "Veja" afirmando haver participação da cúpula do ministério em irregularidades. Segundo a reportagem, empreiteiros e consultorias de engenharia pagavam de 4% a 5% de "pedágio político" sobre o valor das obras do governo federal feitas com verbas do ministério. O caso ganhou repercussão e a presidente Dilma pediu que a Controladoria-Geral da União (CGU) investigasse as acusações.

Ontem, Nascimento afirmou que não foi informado sobre as investigações do Ministério Público Federal sobre seu filho. Ele disse que está à disposição do Ministério Público para prestar qualquer esclarecimento.

"Alfredo Nascimento também decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal", afirma a nota do Ministério.

Nascimento também anunciou que pretende reassumir sua vaga no Senado e a presidência nacional do PR.

Investigações

No entanto, o PSOL anunciou que vai ingressar hoje com representação no Conselho de Ética da Casa contra o ex-ministro por quebra de decoro parlamentar. O partido argumenta que, se ele não tem condições de continuar na pasta, não deve reassumir sua vaga de senador.

Segundo o senador Demóste-nes Torres (DEM-GO), a oposição no Senado irá insistir para criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Dilma já fez quatro alterações no primeiro escalão. Além da demissão de Palocci, houve o remanejamento do ministro Luiz Sérgio, da Secretaria de Relações Institucionais para a pasta da Pesca. Em troca, a ministra Ideli Salvatti, titular da Pesca, assumiu a pasta de Relações Institucionais.

Para o cientista político do Instituto de Ensino e Pesquisa, Carlos Melo, as mudanças evidenciam o problema estrutural do modelo de coalizão. Segundo ele, a base aliada de quase 400 parlamentares favorece as denúncias. "Quando o governo não premia todos os grupos, há um festival de denúncias e dossiês", afirmou. Leia mais em Negócios

APÓS RECLAMAÇÕES
Governo Cid ´não torceu´ por queda

Em nota, o chefe de gabinete do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), Ivo Gomes, afirmou, ontem, que o Governo do Estado não torceu pela queda de nenhum ministro.

"A chefia do gabinete do governador Cid Gomes espera que o próximo titular da Pasta (dos Transportes) recupere as BRs do Ceará, que, aliás, continuam em péssimas condições", disse Ivo Gomes no comunicado.

No último dia 7 de maio, o governador chamou o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, de "inepto, desonesto e incompetente" e de "laia" e "antro de roubalheira" a Pasta dele e o Dnit. "Há vários anos, (Nascimento) tem discriminado o Ceará e feito com que as nossas BRs tenham características absolutamente diferentes", afirmou. Nascimento, então, entrou com um processo de injúria e difamação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra Cid. A abertura do inquérito foi barrada pela Assembleia.

No último dia 9 de junho, Nascimento visitou o Ceará e pediu "desculpas" pelo estado das estradas e disse que Cid "tinha razão" ao reclamar.

O Ceará tem cerca de 1.800 Km de rodovias federais. As principais são as BR-116 e a BR-222, esta em pior estado. Segundo o próprio Dnit, a BR-222 tem quase um terço que requer cuidado dos motoristas.


Fonte: Diario do Nordeste

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ELEIÇÕES DIA 15 DE JULHO

Sindicam-ce agradece...

Após a Medida Cautelar suspendendo as eleições provisoriamente, que ocorreriam no dia 11 de Fevereiro de 2011 a junta Governativa representada pelo Sr. Francisco Nivando Ferreira Lima. Tendo em vista que não foi realizada a eleição. Convocou a categoria para uma assembleia geral extraordinária para discutir e deliberarem sobre os fatos ocorridos conforme edital publicado no jornal Diário do Nordeste.
A Junta governativa do Sindicam reuniu-se no dia 13 de fevereiro em Assembleia Geral extraordinária com a categoria, para discutir e deliberarem, nesta referida assembleia sobre as pautas do referido edital, por votação unanime ficou acordado que a junta Governativa Representada pelo Sr. Francisco Nivando Ferreira Lima fica assim responsável pela representatividade do sindicato até que sejam realizadas novas eleições.
A audiência com o Ministério Público que foi realizada dia 01 de março de 2011, o Procurador do Trabalho Sr. Ricardo Araújo Cozer achou por bem abrir prazo até dia 3 de março de 2011 para que a Junta Governativa do Sindicam apresente ao Ministério Público do trabalho suas propostas acerca do processo eleitoral para cargos de direção desta entidade sindical.
O Procurador do Trabalho determinou para que não haja interferência dos patrões no processo eleitoral do Sindicam, que seja expedida RECOMENDAÇÃO ao Setcarce (Sindicato dos Proprietários da Empresas) para se abster de veicular qualquer notícia sobre o referido processo eleitoral e sobre quem é o legítimo representante do Sindicam em seu site, em seus periódicos dirigidos aos integrantes do setor patronal e por meio de e-mails, ofícios ou qualquer forma de comunicação.
Companheiros no site do Setcarce (sindicato dos patrões) encontram-se informações sobre os indivíduos da falsa Junta Governativa, o Sr. Raimundo Nonato Teixeira Xavier Chefe da SERET/SRTE-Ce (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará) no processo nº 46205.004718/2011-31, informou que a SD46506 referente a estes indivíduos encontra-se suspensa. Assim conseguimos desmascarar o sindicato dos patrões.

Caros leitores conforme notícia publicada no informativo 01 do Sindicam, matéria acima, estamos agora finalizando este longo capítulo na história do nosso sindicato.
No último dia 20 de junho realizou-se uma audiência na 10ª Vara do Trabalho de Fortaleza onde M.M Juiz(a) do Trabalho, Dr.(a) Daiana Gomes Almeida informou que “
O SINDICATO AUTOR NÃO SE FEZ PRESENTE NESTA SESSÃO AO INAUGURAL QUE MOVE CONTRA O RECLAMADO, EMBORA REGULARMENTE NOTIFICADO.
ISTO POSTO:
DECIDE A 10ª VARA DO TRABALHO DE FORTALEZA DETERMINAR O AEQUIVAMENTO DESTA RECLAMATÓRIA , NOS TERMOS DO ART.844 DA CLT.
NESTE MOMENTO A PARTE RECLAMADA SUPLICOU PELA REVOGAÇÃO DA LIMINAR CONCEDIDA NO BOJO DA AÇÃO CAUTELAR INOMINADA DE Nº 0000229-27.2011.5.07.0010, ISSO FACE AO ARQUIVAMENTO DA AÇÃO PRINCIPAL.
APRECIANDO A SÚPLICA ACIMA, DECIDE ESTA MAGISTRADA REVOGAR A MEDIDA IN LIMINE CONCEDIDA NO AUTOS DA AÇÃO CAUTELAR INOMINADA EPIGRAFADA, ISSO, CONSIDERANDO O PRINCÍPIO GERAL DE DIREITO DE QUE O ACESSÓRIO SEGUE A SORTE PRINCIPAL, E, AINDA COM FULCRO NO QUE DISPÕE O ART. 808, III, DO CPC SUBSIDIÁRIO.
ARQUIVEM-SE OS AUTOS.

Com esta decisão o Sindicam convocou uma Assembléia Geral Extraordinária no dia 03/07/11, na sede do referido sindicato e informou aos trabalhadores a sobre a audiência do dia 20/06, nesta assembléia por meio de votação foi decida a nova data para o pleito que será no dia 15 de julho.

Para todos os companheiros caso tenham alguma dúvida venha a na nossa sede, na Rua Vinte e Cinco de Março nº553 sala 102, bairro Centro, telefone (85)3181-0209.

terça-feira, 5 de julho de 2011

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES DE MUDANÇAS, BENS, E CARGAS DO ESTADO DO CEARA SIDiCAM-CE;

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES DE MUDANÇAS, BENS, E CARGAS DO ESTADO DO CEARA SIDiCAM-CE; Pessoa jurídica de direito privado, com SEDE provisoria na Rua 25 de março, nº 553, sala 102  altos, CEP 60060120, com base territorial em todo Estado do Ceará, por seu representante legal abaixo assinado serve-se  do presente para informar a V.S.ª que o SINDICAM/CE esta atendendo normalmente na Rua 25 de Março, n.º 553 – SALA 102, Altos, Centro – Fortaleza/CE, informamos ainda que não houve nenhuma alteração com relação ao horário de funcionamento e atendimento, com o seguintes horários de 08:00 as 11:30 e 13:00 as 16:30.  Maiores informações 3181-0209.

No mesmo diapasão comunicamos que o Sindicam - CE em face da Revogação da Liminar pela M.M. Juíza da 10ª Vara do Trabalho de Fortaleza processo Nº 0000229-27.2011.5.07.0010 e arquivamento da ação Principal (processo Nº 0000430-19.2011.5.07.0010, e por deliberação da assembléia geral extraordinária realizada dia 03/07/2011, comunicamos que o Sindicam - CE deu Prosseguimento ao processo eleitoral, e que a data da eleição para o mandato de 2011/2015, será dia 15/07/2011, no qual o Sindicam – CE notificara às empresas e aos candidatos das chapas já inscritas, para ratificação e/ou alteração dos componentes.

Nada mais, aproveitamos a oportunidade e renovamos protesto de estima e consideração.

Atenciosamente

_______________________________
Francisco Nivando Ferreira Lima
Presidente